sábado, 21 de maio de 2011


Matrix também tem uma forte analogia com o cristianismo. Existe uma trindade benigna no filme, composta por Trinity (“Trindade”, em inglês), Morfeu (“deus dos sonhos” na mitologia grega) e Neo (do grego “novo”). No filme, Morfeu faz o papel de João Batista, ao preparar o caminho para o “escolhido”, e o de Deus Pai, ao assumir a figura paterna de todos que já foram libertos da ilusão). Neo é o “escolhido” e um substituto para Jesus Cristo.
Na primeira aparição de Neo ficamos logo sabendo qual será a sua função na trilogia. Choi, um cliente de Neo, chega ao quarto de Neo com alguns amigos para pagar e receber uma encomenda. Choi agradece a Neo de uma maneira que passa a ser quase uma profecia sobre o futuro de Neo: “Aleluia. Você é meu Salvador, cara. O meu Jesus Cristo pessoal”.
No primeiro filme da série há mais de dez referências a Neo como o “eleito” ou o “escolhido”. No primeiro episódio, Neo morreu, ressuscitou e ascendeu aos céus (isso faz você se lembrar de quem?).
Em Matrix Reloaded, o segundo episódio da série, há uma cena rápida de mais ou menos vinte segundos, quando Neo sai de um elevador na “Cidade de Zion” (“Sião”, em inglês) e é abordado por muitas pessoas de várias faixas etárias, muitas com trajes orientais e trazendo oferendas nas mãos. Trinity diz para Neo: “Eles precisam de você”. Duas mães se aproximam de Neo fazendo alguns pedidos especiais sobre seus filhos, sabendo elas que ele é querido, respeitável e um solucionador de problemas.
Neo move-se com uma rapidez incrível (mais rápido do que o Super-Homem ou do que qualquer projétil de arma de fogo), salva pessoas prestes a serem mortas, tem uma força incomum, tem capacidade para mover objetos sem tocá-los e, a exemplo de Jesus Cristo, também ressuscitou uma pessoa querida. Pronto: “Neo é o nosso melhor amigo e o nosso salvador”, é uma das mensagens sutis que a trilogia passa nas suas entrelinhas.
Ao término de Matrix Revolutions, o último episódio da série, Neo salva o planeta Terra de ser destruído, sacrificando a sua própria vida. Neo morre deitado com os braços abertos como se estivesse sendo crucificado e ouve-se uma voz vinda de uma máquina: “It's done” (“acabou”, ou imitando melhor as últimas palavras de Jesus Cristo na cruz, a tradução seria “está consumado”).

Quem é Jesus para a mulher samaritana?
Muitos daqueles que esperavam o Messias na época de Jesus Cristo conheciam as profecias que diziam que o Cristo teria de ser do sexo masculino (Gênesis 3.15), nascido de uma virgem (Isaías 7.14) na cidade de Belém (Miquéias 5.2). A Bíblia não diz isso, mas acredito que a samaritana possa ter inquirido Jesus sobre Sua natividade, antes de proclamá-lO como o Cristo.
Jesus Cristo é inigualável e não tem rival! Nenhum líder espiritual do passado e nem do presente tinha ou tem pureza de coração por nunca ter pecado (1 Pedro 2.22 e 2 Coríntios 5.21), e quem nunca pecou tem autoridade para perdoar pecados. Sem mencionar que nenhum outro ser humano nasceu de uma virgem e ressuscitou dos mortos com suas próprias forças.
No primeiro momento, a resposta da samaritana ao questionamento acerca da pessoa de Jesus Cristo foi em forma de hipótese: “Será este, porventura, o Cristo?!” (João 4.29). Em um segundo momento, depois de conhecer o Senhor Jesus como o seu Salvador pessoal, ela passa a dar testemunho pessoal e transforma a hipótese em fato histórico (João 4.39-42).
Nosso Salvador não é Trinity, nem Morfeu e muito menos Neo. Nosso Salvador é o mesmo Cristo que conversou com a samaritana junto ao poço!

Um comentário:

  1. Olá prezado Pastor Ricardo, paz! Sou o Pastor Ismael Mariano, recém-chegado no Ministério Paz e Vida Zona Sul...foi um prazer encontrá-lo por aqui...visite meu blog.

    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir